Direto do Front

Acompanhe as principais notícias relacionadas às conquistas junto aos nossos clientes, além de novidades e outros formatos de conteúdo atualizado.

_Não rola FEEDBACK? Então pede um CONSELHO!

15.03.21

A sua empresa é daquelas onde o feedback fluido e espontâneo ainda não faz parte da cultura?

Calma, você não está sozinho nessa, afinal este é um dos maiores desafios em gestão de pessoas!

Em um artigo recente de Claire Lew, CEO da Know Your Team (Chicago, USA), ela narrou uma pitoresca história, que pode ajudar a repensar a forma como tratamos este assunto em nossas organizações.

Ela conta que, há alguns anos, a executiva principal de uma empresa contou como estava lutando para obter um feedback honesto de seu conselho de administração.

Ninguém parecia disposto a ser crítico ou dar dicas sobre coisas que ela poderia melhorar. Depois de cada reunião do conselho, ela se voltava para eles e perguntava diretamente:

“Que feedback alguém tem para mim?”

Ela ouvia grilos. Toda vez.

Ninguém iria falar. Mesmo sendo membros do conselho – pessoas que deveriam responsabilizá-la como CEO da empresa – eles evitavam oferecer sua opinião honesta.

Um dia, ela decidiu tentar algo diferente.

Em vez de perguntar: “Que feedback alguém tem para mim?” … ela perguntou o seguinte:
“Que conselho alguém tem para mim?”

De repente, todos começaram a falar. “Bem, você poderia ter tentado isso …” e “A maneira como você mencionou esse ponto poderia ter sido melhor …” e “Você poderia procurar estruturar a reunião assim …”

A palavra “conselho” desvendou todo o feedback honesto que ela precisava.

Porque? A palavra “feedback” carrega muita bagagem negativa. Para alguns, eles associam automaticamente com uma “crítica” ou algo ruim. Normalmente pode parecer assustador e formal.

Mas “conselho” é uma palavra muito mais acolhedora. O conselho é sobre como dar uma mãozinha a alguém. Quando alguém lhe dá conselhos, eles estão apenas cuidando de você.

E quando você pede um conselho, é um convite. Você está sinalizando à outra pessoa, que tem experiência ou conhecimento, que sua contribuição é valiosa e que terá escuta. Essa pessoa, muitas vezes, fica lisonjeada por você ter pedido conselhos à ela e os dará com o máximo de boa vontade.

Quem não gosta de dar conselhos? 🙂

Na próxima vez que você quiser receber um feedback honesto, tente pedir um conselho. Observe quantas pessoas se abrem para você.

Experimente trocar essa palavra para ver se faz diferença!

#VamosSerMaisFluidos

Voltar para Direto do Front